quarta-feira, 2 de setembro de 2009

ASSEMBLÉIA DE 6 DE AGOSTO

Ata da Assembléia da Especialidade de Pediatria da Unimed de Presidente Prudente


Aos seis dias do mês de agosto do ano de dois mil e nove, na sede social da Unimed de Presidente Prudente, em segunda chamada, às dezenove horas e trinta minutos, reuniram-se, por convocação formal e regular, os seguintes cooperados pediatras: Aparecido Norcia, Regis Ricardo Assad, Carlos Roberto de Macedo, Paulo Roberto Luppi Ursolino, Paulo Roberto Bezzon, Edson Eitiro Takashima, Wagner Toledo Hatisuka, Eduardo Nagle Ferreira, Ata Baker, Mauro Gakiya, José Vicente Scatena Martins e Cecília Nakajima, para, sob a presidência do primeiro, deliberarem sobre a seguinte Ordem do Dia:
1. Admissão de novos pediatras cooperados;
2. Agendamento de férias e
3. Outros assuntos.
Primeiro assunto: Após necessária, bastante e suficiente discussão, considerando o aumento do número de usuários na faixa etária atendida pela especialidade, bem como o fato de alguns colegas terem saído da cooperativa ou encerrado definitivamente seu trabalho de consultório ou ainda estarem impedidos por doença, concordaram por unanimidade, os cooperados votantes presentes, que se comunicaria à diretoria executiva da cooperativa a disponibilidade de 5 (cinco) vagas no departamento, com o objetivo de suprir as necessidades acima comentadas, para o que consideram estas novas vagas, necessárias e suficientes para o atual momento da especialidade na cooperativa. Recomendam, ainda, por unanimidade, sugerir à diretoria executiva, que sejam convidados os seguintes pediatras para o ingresso em nossas fileiras: Dra. Anelisa Calvo Paes, Dr. Flavio Raimundo Ferreira, Dra. Giovana Marioto Pelizari, Dra. Samara B. S. Santelo e Dra. Simone Ferrari. Recomendam também que, para o pleito para o ingresso na cooperativa da Dra. Juliana Hawilla de Alvarenga Ribeiro seja consultada a especialidade de Endocrinologia.
Segundo assunto: Os cooperados pediatras reunidos consideraram exageradas as preocupações e exíguo o tempo disponível para o agendamento das férias, no que diz respeito à especialidade de pediatria, havendo por bem solicitar prazo adicional para a efetivação do dito de, pelo menos, mais 30 (trinta) dias, após o término do atual prazo divulgado pela diretoria. Lembram também que, na especialidade, os únicos pontos críticos são o plantão de berçário dos Hospitais Nossa Senhora das Graças e Iamada e o plantão de pronto atendimento do Instituto da Criança de Presidente Prudente, escalas que, com ou sem o descanso remunerado nunca tiveram solução de continuidade, em qualquer época, pois suas equipes têm como administrar esses períodos internamente e que, por outro lado, a interrupção temporária de alguns consultórios, simultaneamente, incluindo-se o número sugerido para a especialidade, pela diretoria executiva da Unimed, ou mais ou menos, nunca interferiu ou haverá de interferir de maneira significativa, tanto na quantidade quando na qualidade do serviço pediátrico patrocinado pela cooperativa.
Terceiro assunto: Os cooperados pediatras presentes apresentam sugestões para a reclamação junto à cooperativa de melhoria de honorários médicos para a especialidade, considerando perdas históricas da especialidade, desde a supressão do pagamento de adicional por atendimento em horário noturno, tanto para consultas, quanto para atendimento em sala de parto, a usurpação ao pediatra atendente de estabelecer os critérios, formas e prazos de retorno de consultas e tratamento, “criando”, arbitrariamente e, neste sentido, acompanhando as medicinas de grupo, o maléfico prazo de retorno de trinta dias em cada consulta, o que só vem piorar quando nos reportamos aos antigos e ainda numerosos planos de seis consultas. Históricamente, também, quando da criação dos planos individuais para usuários infantis, havia o compromisso da diretoria da Unimed para uma consulta com maior número de CHs, visando preservar o ganho do pediatra que perderia muitas consultas particulares com estes novos planos, compromisso que não vem sendo honrado. Estas e outras considerações levaram à formação de uma comissão de defesa profissional, formada pelos médicos Aparecido Norcia, Regis Ricardo Assad e Paulo Roberto Bezzon para elaborarem documento apropriado e entregarem em reunião adequada à diretoria da Unimed de Presidente Prudente.
Quarto assunto: Aproveitando a presença e disponibilidade dos cooperados Dr. Carlos Roberto de Macedo do Serviço de Vigilância Epidemiológica do Estado, Dr. Ata Baker, diretor da Divisão Regional de Saúde e diversos médicos pediatras cooperados que trabalham no atendimento de urgências pediátricas em diferentes postos e hospitais da cidade e região, houve importante e elucidativa troca de informações sobre a Gripe H1N1, gripe suína, seu diagnóstico, tratamento, complicações, atitudes práticas para o bem dos pacientes e proteção tanto técnica quanto de defesa profissional para o pediatra.
Nada mais havendo a tratar, às vinte e uma horas e trinta minutos, foi encerrada a presente assembléia e, para constar, eu, Aparecido Norcia, representante de especialidade e presidente da reunião, lavrei a presente ata que vai devidamente assinada.

Presidente Prudente, seis de agosto de dois mil e nove.






Aparecido Norcia
Representante da Especialidade de Pediatria
Médico Pediatra Cooperado

Nenhum comentário: